O sistema de alarme monitorado consiste em um conjunto de equipamentos eletrônicos cujo o objetivo é avaliar e informar a violação de um perímetro ou um local que está sob essa proteção por meio de alarmes. É um dos métodos mais eficazes e menos custosos para quem deseja evitar pessoas não autorizadas no local ou perímetro, identificar se há algum incêndio, situações perigosas e muitas outras possíveis ocorrências.
Um bom sistema de alarme monitorado, além de mostrar uma enorme eficiência no sentido prático, também provoca afastamento de pessoas más intencionadas, pois a partir do momento em que esses possíveis invasores observam um determinado local, obviamente eles avaliam os recursos de segurança do mesmo. E sendo assim, esses indivíduos geralmente escolhem locais que não possuam nenhum recurso de segurança, muito menos um que possua um sistema de alarme monitorado.
Escolher bem um sistema de segurança e a empresa ou profissional que vai prestar os serviços de instalação é o ponto fundamental para a obtenção de bons resultados. De nada adianta ter modernos equipamentos, se estes forem instalados sem qualquer critério. Neste caso, o sofisticado sistema de segurança não demorará muito para revelar-se num grande problema. Para evitar problemas é fundamental que se realize um projeto de segurança. A experiência de técnicos especializados no assunto evita que dinheiro seja desperdiçado e garante que o equipamento instalado funcione adequadamente.
O método de funcionamento e a importância de um Sistema de Alarme Monitorado
O sistema de alarme monitorado tem o seu funcionamento baseado no envio de sinais por meio de uma linha telefônica para uma determinada central de monitoramento onde lá é processado e registrado. Esse sinal pode ser emitido para a central por meio de um acionamento manual de um controle remoto ou por meio de sensores instalados em pontos estratégicos e que sejam vulneráveis por expor um maior risco onde devem captar movimento, abertura de portas ou emissão de calor.
O sistema de alarme monitorado se torna uma excelente opção por ser algo eficiente não só no seu funcionamento, mas principalmente na prevenção de incidentes. Alguns desses sistemas possuem ligação direta com uma central de operações 24 horas, que recebe os sinais sonoros em tempo real.
O monitoramento consiste na prestação de um serviço de rastreamento através dos sensores instalados com uma “Central de Alarmes”. Toda vez que uma área é violada o sensor envia imediatamente uma mensagem através da linha telefônica para a “Central de Monitoramento”.
A partir do momento em que essa informação chega à central, o proprietário será informado da situação de maneira imediata assim como em qual a zona dessa localidade aconteceu essa violação. Não localizando o proprietário, a Central de Monitoramento irá, através de uma de suas viaturas, checar no local o que houve e, se necessário, acionará os órgãos policiais para dar suporte.
Melhor maneira de escolher um Sistema de Alarme monitorado
Existem muitos sistemas de alarme monitorado disponíveis no mercado de maneira que o que diferencia um do outro é o fato sofisticação e o fator preço. Obviamente que se faz possível escolher por um módulo mais simples assim como também escolher por um sistema de alarme monitorado mais sofisticado, contudo o importante é a credibilidade que esse sistema de alarme monitorado disponibiliza por meio do oferecimento de uma excelente segurança, confiança, a projeção e a montagem específica para cara ambiente protegido.
Se você por alguma razão vier a optar por um sistema de alarme monitorado mais simples e de baixo custo, é importante fazer uma verificação cautelosa sobre as características da localidade a qual você solicitará a instalação desse equipamento assim como também as indicações do fabricante para averiguar de maneira correta se a escolha feita é a adequada.