Hoje em dia encarar a violência no país em que vivemos se torna um ato heroico e suicida perante a tantos crimes e dessa forma a necessidade de um bom monitoramento de câmeras vem trazendo um grande crescimento para o mercado de segurança CFTV.
Tanto em estabelecimentos residências e comerciais saiba que não há níveis de preocupação quando o assunto é segurança e uma boa câmera de segurança além de proteger, inibe a ação de muitos assaltantes, digo muitos, porque a câmera de segurança não impede a ocorrência mas ajuda diminuir os casos e permite um monitoramento remoto que pode ajudar na ação no momento da ocorrência.
Quais pontos são importantes para um monitoramento de câmeras
O segundo fator mais importante após a decisão de montar um sistema de monitoramentos de câmeras CFTV é averiguar e localizar os pontos estratégicos e mais vulneráveis do estabelecimento o qual você deseja proteger. Basicamente, esses pontos são Entradas, Laterais e Fundos, principalmente em pontos onde existe a chance de alguém invadir sem ser convidado, além dos pontos externos existem também situações onde precisamos fazer um monitoramento interno de pessoas que adentram ao local, neste caso devemos mapear estes pontos também.
Definição de um modelo de DVR (Stand Alone)
O DVR é o item que assume o cargo de gerenciador de todas as câmeras, realizar as gravações e também fazer a conexão com a internet para monitoramento Local e Remoto. A partir do momento que sabe-se a quantidade de Câmeras se torna possível definir qual será o modelo de DVR que será necessário para trabalhar. Existem modelos de 4, 8, 16 e 32 Canais (Clique aqui para ver alguns modelos de DVR Stand Alone).
A melhor recomendação nesse aspecto é fazer a utilização de um modelo que deixe pelo menos uma saída de câmera sobrando, pois após a montagem o projeto, é possível fazer a localização de algum ponto vulnerável extra. Antigamente as placas de Captura eram populares, porém com a chegada dos DVRs elas perderam espaço.
Nos dias de hoje contamos com empresas especializadas que comercializam e utilizam em seus projetos placas de Captura, contudo ao realizar o trabalho com um Stand Alone se torna possível evitar o uso de computadores podem causar muitos problemas, e em sistemas de segurança não podemos correr o risco de ter um problema técnico justamente no momento em que mais precisamos.
De modo geral, grande parte dos DVRs que estão a disposição para venda possuem monitoramento via internet por PC, Celular ou Tablet e antes de realizar a sua compra verifique os seguintes fatores que são considerados importantes:
- Resolução de imagem, que impacta diretamente na qualidade das câmeras;
- Saídas de Vídeo, existem modelos com saída BNC, VGA e HDMI, essas são mais importantes para monitoramento local onde as imagens serão visualizadas por uma TV ou Monitor;
- Sistema de DDNS para conseguir acessar o DVR remotamente mesmo sem ter um endereço de IP Fixo, geralmente e principalmente em residências onde o link é ADSL/Cable Modem/Via Rádio o endereço IP não é público e não permite acessar remotamente, com o sistema de DDNS você consegue chegar ao seu DVR de qualquer lugar da internet mesmo não tendo um IP Fixo, existem DVRs com sistema de DDNS próprio e outros que você precisa de um cadastro em um site externo;
- PTZ (Pan, Tilt e Zoom), se for usar câmeras com movimento Speed Dome precisa ter esta função para conseguir controlar sua câmera.