Existem diversos benefícios e facilidades que o monitoramento de uma casa, loja ou empresa podem proporcionar e que vão muito além do fator segurança. E entre essas facilidades está a a comodidade de poder contar com a observação a distância desse estabelecimento, das pessoas que residem nesse local, movimento de clientela e até mesmo o rendimento dos seus funcionários.
Monitoramento Analógico
O sistema mais antigo de monitoração que é o analógico formado por câmeras analógicas, conversor e gravador de imagem apresenta um valor menor de aquisição. Contudo, esse tipo de instalação que deve ser devidamente cabeada, a qualidade de imagem e o acesso remoto podem deixar muito a desejar, além de ser muito trabalhoso ou mesmo impossível obter recursos avançados, como: áudio ambiente, gravação interna de imagens e movimentação horizontal e vertical das câmeras. Estas funções exigem um novo cabeamento e novos acessórios ou simplesmente não estão disponíveis para essa tecnologia.
O acesso remoto em sistema analógico é realizado por meio da utilização de s DDNS de terceiros, utilizados para disponibilizar as imagens do DVR em um endereço na internet, ou seja, através do uso do sistema analógico o usuário deverá pagar uma anuidade pelo serviço de acesso remoto ou utilizar um serviço gratuito,
Isso requer solicitações periódicas de e-mail de maneira que se não forem respondidas fazem o acesso remoto parar de funcionar , o que gera obrigações desnecessárias para o usuário e instabilidade no acesso remoto. Além disso, são necessárias diversas configurações no modem para que ele também permita a visualização das imagens em tempo real.
Além do mais é corriqueiro acontecer do modem “resetar” em momentos em que seja necessário reestabelecer a conexão com a internet, assim como também muitas vezes é necessário realizar a troca de modem por conta da operadora ou por conta da mudança de plano da conexão.
E sendo assim, como a configuração havia sido feita no modem que foi removido, novamente o acesso remoto ficará indisponível e o usuário terá que solicitar a um técnico que refaça as configurações, gerando novamente custos desnecessários de assistência técnica.
Qual o melhor sistema para monitorar em uma empresa ou uma residência?
Em termos técnicos, por razões relacionadas às limitações da tecnologia analógica de geração de imagens, a resolução produzida é de baixa qualidade e obriga o uso de conversores, conectores e cabos coaxiais. Estando fortemente sujeita às interferências eletromagnéticas e distorções de imagem, são necessárias manutenções preventivas periódicas, o que representa um custo importante a ser considerado.
Quando falamos de modernidade tecnológica, o sistema de monitoramento mais moderno disponível no mercado é o IP Digital. Através desse sistema de monitoramento, as imagens são geradas pela própria câmera IP em formato digital, o qual é o padrão atual para tecnologia de imagem. Adquirindo câmeras IP, você utilizará cabos UTP (cabo de rede), que possuem conectores plásticos que não oxidam ou, ainda melhor, você poderá utilizar a conexão WiFi das câmeras IP, bastando conectá-las à energia elétrica para que elas já estejam funcionando e transmitindo as imagens para a internet.
Outra funcionalidade muito desejada é poder escutar o áudio do ambiente em que a câmera IP foi instalada. Nessa nova tecnologia isso é possível e muito simples de se obter, pois a própria câmera IP capta o áudio do ambiente, bastando um clique para ouvir tudo o que se passa no local.
Em alguns modelos de câmeras IP, também é possível armazenar imagens na própria câmera, utilizando-se um cartão MicroSD (o mesmo dos Smartphones), e assim garantir um backup das gravações. Existem também os modelos que além das funções acima, também permitem ampla movimentação horizontal e vertical, podendo toda essa movimentação ser realizada local e remotamente através do touchscreen de um smartphone, tablet e PC.