Um bom sistema de segurança online 24hs mostra as suas devidas competências a partir do momento em que ocorre algum evento na residência ou comércio do cliente, o sistema aciona o alarme que, imediatamente, emite um sinal para Central de Monitoramento 24 horas da empresa responsável pelo serviço.
Com isso, esse sinal eletrônico emitido, notificará ao operador da Central sobre qual o tipo de evento e o local exato onde ele ocorreu. Assim que o sinal é recebido, a Central de Monitoramento toma as medidas cabíveis: contata o cliente, aciona as agências (polícia, Bombeiros), aciona a lista de contatos estabelecida, entre outros.
Monitoramento de Cerca Elétrica e outros módulos de segurança
A segurança e proteção de uma empresa, condomínio ou até mesmo uma residência pode ganhar um reforço por meio da composição de uma cerca com sensores ou elétrica. Uma vez que a localidade já se encontra protegida por muros ou cercas, ela conta também com a proteção adicional de uma cerca eletrificada, que cerca todos os pontos vulneráveis do perímetro, disposta, intencionalmente, de forma bem evidente. Esse tipo de cerca descarrega alta tensão a quem tocá-la, sem causar danos sérios à saúde da pessoa, dissuadindo completamente a intenção e continuidade de uma invasão.
E caso seja desejo do cliente, outra medida que pode ser adotada é a proteção perimetral com o emprego de sensores infravermelhos ativos. Esse dispositivo cria uma espécie de barreira eletrônica invisível que detecta qualquer corpo que tente ultrapassá-la.
Com o objetivo de avaliar constantemente o melhor funcionamento de um sistema de alarme e a sua segurança de um determinado estabelecimento residencial ou não, a Central de Operações da empresa de segurança e monitoramento verifica automaticamente, a cada 24H, se o Painel de Alarme instalado no estabelecimento do cliente está enviando sinais a Central de Operações.
Caso a Central não receba este sinal , a empresa precisa em contato com o cliente e enviará um técnico para o local a fim de verificar o motivo da falta de sinais. E a partir do momento em que a mesma recebe um sinal de alarme em sua Central de Operações, ela envia um de seus Supervisores ao estabelecimento alarmado para verificar a veracidade do sinal.
Também representa o estabelecimento perante a Polícia enquanto o cliente não chega ao local. O nosso Supervisor não anda armado e não tem o objetivo e nem autoridade para dar voz de prisão aos suspeitos.
Monitoramento GPRS
O Monitoramento realizado por um módulo GPRS, a partir do momento em que é energizado, esse módulo entra na rede da operadora GSM por meio de canal de dados (GPRS) e com isso, ele estabelece uma conexão direta com o servidor.
Dessa forma é possível estabelecer um canal de comunicação online entre a empresa que faz o monitoramento da segurança e o seu cliente e isso torna possível a transmissão imediata de todo e qualquer evento gerado através do painel de alarmes por meio do protocolo CONTACT-ID.
É importante acrescentar que todas as informações transmitidas pelo módulo GPRS são de modo geral, duplamente criptografadas e isso faz com que o máximo confidencialidade dessas informações sejam garantidas.
O Server por sua vez, é um software multi-tarefa que funciona como uma “Receptora Virtual”, recepcionando os eventos transmitidos pelos módulos e entregando os mesmos ao software de monitoramento como se fosse uma receptora convencional. Além disso, o Server executa um importante papel de gerenciador do sistema, checando constantemente a comunicação com os módulos (ONLINE ou OFFLINE ), a presença da linha telefônica no cliente, o link de Internet da central de monitoramento etc.
Esse tipo de sistema ainda disponibiliza um terceiro canal de comunicação: o CSD (Circuit Switched Data), que consiste em ser meio de transmissão de dados via canal de voz da tecnologia celular. Essa 3º via será utilizada pelo modulo GPRS quando a 1a via (GPRS) estiver “fora do ar” e ocorrer um corte na linha telefônica (2a via) do cliente monitorado.