Sistema de Segurança Eletrônica

O sistema de segurança eletrônica consiste em um conjunto de equipamentos e dispositivos técnicos que instalados em um determinado local, residencial ou comercial, controlam, de acordo com o projeto estabelecido pelas necessidades do cliente (construção, atividade e recurso), fatos que possam sugerir risco para as vidas e os bens das pessoas que ali residem, trabalham ou freqüentam.

Basicamente, o objetivo de um sistema de segurança eletrônica é a detecção e o aviso  emitindo sinais de alerta tanto para os proprietários do estabelecimento, s central de monitoramento interna e externa ou órgãos públicos competentes qualquer irregularidade, de forma que sejam tomadas as devidas providências. É um sistema preventivo.

sistema de segurança

Tipos de sistema de Segurança eletrônica

Os sistemas eletrônicos de segurança  tem por entendimento todos os projetos que possuem ligação com as centrais de alarmes, controle de acesso, circuito fechado de televisão e monitoramento, entre outros. Sendo que, cada um deles possui seus equipamentos próprios, como: sensores infravermelhos, magnéticos, rede pulsativas e sensoras, câmeras fixas ou móveis, monitores, vídeos, computador central, microcontroladores, leitores de cartão, código de barra, software gerencial, etc..

Hoje em dia mediante a tanta sofisticação por conta dos avanços tecnológicos, obviamente os sistemas eletrônicos de segurança são favorecidos de maneira que geram a criação controles mais eficientes do local onde o equipamento está instalado, como também, na transmissão de sinais com a central local ou remota de monitoramento. Estão disponíveis atualmente sistemas de alarme com ou sem fio, sendo que a central sem fio, funciona por sinais de rádio freqüência.

A Importância de um Projeto de Sistema Eletrônico de Segurança de qualidade

sistema de Segurança eletrônicaUm projeto de sistema eletrônico de segurança  de qualidade ganha destaque quando é realizada uma boa análise de risco do imóvel.  É justamente nesse momento que leva em consideração todas as necessidades de segurança do cliente. Caso essa análise seja superficial ou errônea, todo o projeto do sistema pode ficar prejudicado. Daí, o fato da análise de risco ser fundamental para o projeto.

A partir do momento em que a análise de riscos do imóvel não  não é bem feita, todo o projeto é passível de se tornar um sistema falho, pois se torna completamente inadequado ao local, ao usuário ou ao tipo de atividade exercida. Poderá então haver falhas de iluminação, de sensores inadequados, da falta de sensores em determinados lugares e de falha de transmissão de sinais de comunicação, entre outros.

Consequentemente, o maior responsável por esse erro será o equipamento eletrônico que por sua vez perderá a credibilidade e o seu valor, enquanto o verdadeiro problema estava no mau dimensionamento das necessidades existentes, ou seja, uma análise de risco inadequada.

A fim de que tenhamos em mãos um bom projeto, o cliente deve ainda estudar com a empresa: os recursos técnicos existentes (tecnologia a será utilizada – alarmes, CFTV, controle de acesso, etc. – e produtos) e a infra-estrutura do local (tubulações disponíveis e exclusivas por onde serão passados os fios que ligam os sensores a central de alarme). Este estudo deve resultar em uma planta projetando todo o sistema na residência, de forma que fique bem claro ao cliente o que será feito.

Exigências que o cliente  deve ter ao contratar um sistema de segurança eletrônica

Todo cliente deve exigir de uma empresa que oferece o serviço de sistema de segurança eletrônica os seguintes pontos essenciais:

  1. Contrato de compra do serviço, equipamentos e materiais de instalação;
  2. Saber quanto tempo demora a instalação e combinar horários e dias disponíveis e que sejam permitidos, em caso de condomínios, para realizar o trabalho de instalação;
  3. Qual programação será feita e como irá funcionar;
  4. Realizar teste do sistema;
  5. Fazer treinamento com todas as pessoas da residência;
  6. A realização das manutenções do sistema periodicamente.

Dicas valiosas

Verifique e avalie de forma cautelosa as qualificações da empresa que está contratando e outros projetos por ela já realizados;

Verifique também a qualidade dos produtos a serem comprados e instalados (fabricantes e procedência);

Não esqueça de avaliar  sempre se o custo está de acordo com o produto e seu desempenho;

Certifique-se que será realizado um projeto e se a empresa tem pós-venda (manutenção e monitoramento);

Todo sistema eletrônico deve pertencer a um plano integrado de segurança (Equipamento, treinamento, normas de conduta, rotinas, etc.).